poesia portuguesa e cultura (visual) / programa & plano de curso – 2017.2

  1. EMENTA (LETC49: TERÇAS E QUINTAS, DAS 14:50 ÀS 16:40)

Estudo crítico de obra(s), autor(es) ou período(s) poéticos da literatura portuguesa e de suas relações com a cultura. 

2. OBJETIVOS

  • Introduzir os alunos ao campo de estudos interartes e intermidiáticos.
  • Propor leituras do texto poético transversalmente, a partir da cultura visual moderna e contemporânea.
  • Estimular os alunos a comentar crítico-criativamente poemas.
  • Ler poemas de um grupo de fortes poetas portugueses.

3. METODOLOGIA

  • Aulas expositivas.
  • Discussão transversal de textos críticos, poéticos, quadros, filmes e poemas visuais, digitais e interartes.
  • Convidados: artistas visuais e performáticos brasileiros e, talvez, portugueses.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O CAMPO DE ESTUDOS INTERARTES/INTERMÍDIAS
    • Diálogo entre o discurso literário e visual na modernidade
  • MODOS DIZER O QUE SE VÊ
    • Poetas no museu
    • A écfrase como figura interartes
    • Poemas que “teorizam” sobre o olhar
    • Poemas sobre pinturas
    • Poemas sobre pintores
  • DO PARADIGMA PRÉ-FOTOGRÁFICO AO FOTOGRÁFICO
    • “Cinema de poesia” e “Poesia de cinema”
    • Herberto Helder e o “cinema das palavras”: luz e voz
  • DO PARADIGMA FOTOGRÁFICO AO PÓS-FOTOGRÁFICO
    • O paradigma pós-fotográfico: Lucia Santaella
    • Imagens escritas digitalmente: Rui Torres
    • A poética pós-digital em Livros de Artista de Isabel de Sá
  • A POESIA ESCULTÓRICA DE SOPHIA DE MELO BREYNER ANDRESEN (Tirocínio docente: Susana Nascimento)

5. AVALIAÇÃO

  • escrever um comentário sobre algum poema em que haja diálogo com quadro, pintor ou seja uma paisagem ecfrástica, destacando no comentário esse diálogo ou processo de figuração.
  • exercício crítico-criativo de articulação autoral FOTO-POEMA-COMENTÁRIO, com apresentação oral para a classe.
  • avaliação escrita relativa a Sophia de Mello Breyner Andresen (unidade 5)

OBS: as três avaliações terão o mesmo peso, sendo a MÉDIA FINAL a soma das três notas e sua divisão por 03 (três).

6. BIBLIOGRAFIA GERAL

ANDRESEN, Sophia de Melo Breyner. Obra poética. Lisboa, Caminho, 2011.

ARBEX, Marcia (org.) Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte, Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Literários) da UFMG, 2006.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas I. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982.

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia. XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro, Graal/Embrafilmes, 1983.

CADÔR, Amir Brito. Imagens escritas. Dissertação de Mestrado. Campinas, Instituto de Artes, UNICAMP, 2007.

CANIZAL, Eduardo Peñuela. Cinema e poesia. XAVIER, Ismail (org.). O século no cinema. Rio de Janeiro, Imago, 1996.

CARIA, Arthur. One-shot-vIdeo-poems. Disponível em: clipoems.blogspot.com

CASA NOVA, Vera. Fricções. Traço, olho, letra. Belo Horizonte, EDUFMG, 2008.

CASA NOVA, Vera, ARBEX, Marcia, BARBOSA, Marcio Venício (org.). Interartes. Belo Horizonte, EDUFMG, 2010.

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura Europeia e Idade Média Latina. 3 ed. São Paulo, EDUSP, 2005.

EISENSTEIN, Sergei. Montagem e poesia. A forma do cinema. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.

FRIAS, Joana Matos. Écfrase: 10 aporias. eLyra – Revista da rede internacional LyraCompoetics. Dossiê A écfrase na poesia moderna e contemporânea. Porto, Instituto Margarida Losa/Faculdade de Letras da Universidade do Porto,  n. 08, 2016. Disponível em:  http://www.elyra.org/index.php/elyra/article/view/150

FRIAS, Joana Matos. Passagens: poesia, artes plásticas. Lisboa, Assírio e Alvim, 2016.

HELDER, Herberto. Photomaton & vox. 2 ed. Lisboa, Assírio e Alvim, ????

HELDER, Herberto. Poesia completa. Porto, Porto editora, 2015.

MARTELO, Rosa Maria. Salas escuras. Cadernos de Literatura Comparada. Revista do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, N. 21, 2009. Disponível em: http://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/187/173

MARTELO, Rosa Maria. Poesia de cinema. Lisboa, Documenta, 2012.

MARTELO, Rosa Maria. Uma espécie de cinema das palavras. Os nomes da obra: HH ou o poema contínuo. Lisboa, Documenta, 2016.

MULLER, Adalberto. Linhas imaginária: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre, Sulina, 2012.

ORNELLAS, Sandro, CARIA, Arthur. Objetos: uma videocrítica. ESC:ALA. Revista eletrócnica de estudos e prácticas interartes. N. 9, Faculdade de Letras, da Universidade do Porto, 2016.

ORNELLAS, Sandro. “Ler com olho-míssil”: metamorfoses do olhar nos Babilaques de Waly Salomão. Aletria. Belo Horizonte, 2017 (artigo em avaliação)

ORNELLAS, Sandro. A poética pós-digital nos Livros de Artista de Isabel de Sá. Projeto de pós-doutoramento, 2017.

PAZ, Octavio A imagem. Signos em rotação. São Paulo, Perspectiva, 1972.

PICOSQUE, Tatiana Aparecida.  Máquina de emaranhar paisagens: Herberto Helder e o cinema em prol da reflexão sobre a poesia. Palimpsesto. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. PUC-RJ, Nº 12, Ano 10, 2011.

SÁ, Isabel de. Blogue Isabel de Sá Escritora. Disponível em: <http://isabeldesaescritora.blogspot.com.br/> Acesso em 26 de janeiro de 2017.

SÁ, Isabel de. Palavras. Imagens. 2010. Livro grande. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Z-Ltan0ZW04> Acesso em 02/02/2017.

SÁ, Isabel de. Palavras. Imagens 2. 2010. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8yvDY5KEOJ0> Acesso em 02/02/2017.

SÁ, Isabel de. Palavras. Imagens. 2013. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=6v6eAZnD8qg> Acesso em 02/02/2017.

SÁ, Isabel de. Livro de artista, quando por fim. 2013. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=fRGPh5R9xxE> Acesso em 02/02/2017.

SANTAELLA, Lucia, NÖTH, Winfried. Três paradigmas da imagem. Imagem. Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política. São Paulo, Paulus, 2016.

TORRES, Rui. Poesi@s. Disponível em: http://www.telepoesis.net/poesias.html

TORRES, Rui (org.). Poesia experimental portuguesa: contextos, ensaios, entrevistas, metodologias. Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa, 2014.

 

7. PLANO DO CURSO (PERMANENTEMENTE PASSÍVEL DE ALTERAÇÕES AO LONGO DO CURSO)

 

AULA DATA ASSUNTO
1 03/10 Apresentação do Programa e do Curso
2 05/10 INTRODUÇÃO: ARTE MODERNA E POESIA MODERNA: (Vera Casa Nova)
3 10/10 INTRODUÇÃO: ARTE MODERNA E POESIA MODERNA: (Vera Casa Nova)
4 12/10 INTRODUÇÃO À ANTOLOGIA PASSAGENS (Joana Matos Frias)
5 17/10 PASSAGENS (Joana Matos Frias)

Poemas sobre museus

6 19/10 PASSAGENS (Joana Matos Frias)

Poemas ecfrásticos

7 24/10 PASSAGENS (Joana Matos Frias)

Poemas que “teorizam” sobre o olhar

8 26/10 PASSAGENS (Joana Matos Frias)

Poemas sobre quadros

9 31/10 PASSAGENS (Joana Matos Frias)

Poemas biográficos sobre pintores

10 02/11 FERIADO
11 07/11 · 1ª. avaliação comentar algum poema português ou brasileiro em que haja diálogo com algum quadro, pintor ou seja uma écfrase de alguma paisagem

· IMAGEM: POESIA E CINEMA (Rosa Maria Martelo)

12 09/11 · CINEMA DE POESIA (Eduardo Peñuela Canizal)

· Trechos de UM CÃO ANDALUZ e VIRIDIANA (Luis Buñuel); TERRA EM TRANSE (Glauber Rocha)

13 14/11 · PHOTOMATON & VOX + POESIA COMPLETA (Herberto Helder)

· “Cinema das palavras” (Rosa Maria Martelo)  E “A máquina de emaranhar paisagens” (Tatiana Picosque)

14 16/11 PHOTOMATON & VOX + POESIA COMPLETA (Herberto Helder)
15 21/11 PHOTOMATON & VOX + POESIA COMPLETA (Herberto Helder)
16 23/11 · Outros exemplos de Poesia de cinema

· Exemplos trazidos pelos alunos

17 28/11 OS 3 PARADIGMAS DA IMAGEM (Lucia Santaella)
18 30/11 TERCEIRO PARADIGMA DA IMAGEM (Lucia Santaella) em Rui Torres
19 25/11 POÉTICA PÓS-DIGITAL EM LIVROS DE ARTISTA PÓS-DIGITAIS (Isabel De Sá + Lucia Santaella)
20 27/11 POÉTICA PÓS-DIGITAL EM LIVROS DE ARTISTA PÓS-DIGITAIS (Isabel De Sá + Lucia Santaella)
21 05/12 BABILAQUES DE WALY SALOMÃO (Waly Salomão)
22 07/12 Poeta e performer visual a ser convidado
23 12/12 2ª. avaliação exercício poema-foto-comentário e apresentação
24 14/12 2ª. avaliação exercício de poema-foto-comentário e apresentação
25 19/12 HAVERÁ AULA?
26 21/12 HAVERÁ AULA?
27 09/01 TIROCÍNIO 
28 11/01 TIROCÍNIO 
29 16/01 TIROCÍNIO 
30 18/01 TIROCÍNIO 
31 23/01 TIROCÍNIO 
32 25/01 TIROCÍNIO 
33 30/01 TIROCÍNIO 
34 01/02 TIROCÍNIO 
35 06/02 TIROCÍNIO 
36 20/02 ENTREGA DO RESULTADO FINAL
37 22/02
Anúncios