SOTERIOLOGIA

Nos dias que vão, há dois tipos muito comuns: a) os que adoram chafurdar na mediocridade, no lugar comum e só encontram sentido nos clichês com os quais trabalhamos, nos vestimos, nos alimentamos e vivemos, nos cinemas, músicas, romances, revistas, jornais, portais e televisão e b) os que produzem tudo isso para o prazer e a salvação do outro tipo. Todos absolutamente conscientes e felizes das suas escolhas e críticos dos demais, que também estão conscientes e felizes das suas escolhas. Todos campeões em tudo, narcisos histéricos.

Que falta faz algum sábio que exponha as feridas e cicatrizes que todos possuímos, mas ocultamos sob as vestes indiferentes da sociabilidade, com seus códigos de salvação:

Nos quatrocentros anos transcorridos desde que apareceu a última alma devoradora, o último homem a conhecer a significação do êxtase, houve um constante e firme declínio do homem na arte, no pensamento, na ação. O mundo está esgotado: não resta um peido seco. Quem, dotado de um olho desesperado e faminto, pode ter o mais ligeiro respeito por esses governos existentes, essas leis, códigos, princípios, ideais, idéias, tótens, tabus? Se alguém soubesse o que significa ler o enigma daquela coisa chamada “racha” ou “buraco”, se alguém tivesse o menor sentimento de mistério sobre os fenômenos que são qualificados de “obscenos”, este mundo partir-se-ia aos pedaços. É o horror obsceno, o aspecto seco e fodido das coisas que faz esta civilização insensata parecer uma cratera. É este grande e escancarado abismo do nada que os espíritos criadores e as mães da raça levam entre as pernas. Quando um espírito faminto e desesperado aparece e faz as cobaias guincharem é porque ele sabe onde pôr o fio ligado do sexo, porque ele sabe que por baixo da dura carapaça da indiferença existe oculto o feio corte, a ferida que nunca cicatriza.

Henry Miller. Trópico de câncer, p. 205.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s