MUNDO ÀS AVESSAS

A tópica do desconcerto do mundo parece uma atualização renascentista da tópica medieval do mundo às avessas, que se vê no detalhe do quadro “O último julgamento”, do Hieronymus Bosch. Essa relação nos ajuda um pouco a compreender como nossa sensação de um presente sempre decadente diante de um passado mais íntegro é uma percepção romântica, de matriz cristã medieval, não necessariamente verdadeira, e que determinou muito do ponto de vista moderno diante da passagem do tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s