HIPERGRAFIA 5

Viajar, ler e escrever. Travessias, encruzilhadas, desvios, encontros, surpresas. Tudo ao longo de um tempo que se desenrola como se estivéssemos sonhando, na ante-sala da mais prosaica vigília. Eu sei, essa é uma metáfora velha e gasta. É que viajo sexta-feira e queria lhe contar. Duas cidades em oito dias. Queria lhe contar. Trabalho, escrita, leitura. Travessias que afetam meu corpo com indignidades que fariam andarilhos se envergonharem, com seus pés ágeis e seu caminhar leve. Daí que leio sobre nômades. Leio, na verdade, viajantes que saem em busca dos sinais que os nômades lêem por onde passam, em busca de escritas estranhas, escritas de um outro, mas para poder escrever sobre si mesmos, escrever suas metamorfoses em outro. Aprenderei algo sobre os outros nessa viagem? Sobre mim mesmo? Retornarei mudado? Começarei um novo sonho, uma nova escrita? Responda-me quando eu voltar. Enquanto isso, lhe deixo com Bruce Chatwin:

… se acreditava que cada antepassado totêmico, ao viajar pelo país, houvesse espalhado um rastro de letras e notas musicais ao longo da linha de suas pegadas, e como esses traços do Sonho permaneciam sobre a terra como “meios” de comunicação entre as tribos mais distantes.
(…)
Dando existência ao mundo pelo canto, ele disse, os Antepassados foram poetas no sentido original da poesis, como “criação”. Nenhum aborígine podia conceber que o mundo criado fosse de alguma forma imperfeito. Sua vida religiosa tinha uma única meta: manter a terra do jeito que era e deveria continuar. O homem que saia em walkabout estava fazendo uma jornada ritual. Pisava nas pegadas do seu Antepassado. Cantava as estrofes do Antepassado sem mudar uma palavra ou nota – e assim recriava a Criação. (O rastro dos cantos. 1996, p. 24-5)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s