CONVITE P/ LANÇAMENTO: VOLIÇÕES

Autora: Yara Camillo
Editora: Massao Ohno Editor
O editor Massao Ohno compõe, em Volições, um quadro da obra de Yara Camillo, do qual constam contos inéditos, contos de fases anteriores – que remontam aos anos 80 – e, ainda, uma nova linha de criação. Se em Hiatos – livro de estréia da autora – o ilustrador Wilson Neves desenha a partir dos contos, em Volições o processo se repete, exceto no trecho final, quando Yara escreve a partir dos desenhos. Essa inversão de caminhos resulta numa prosa diferente, em alguns ensaios de poesia.
Por tudo isso, Volições traz uma variedade de enfoques, épocas, linhas que ao longo do tempo foram compondo um estilo singular, que não se atêm, particularmente, a um formato rígido, um enquadramento obrigatório. Caio Porfírio Carneiro explica o fato com maior precisão:
“Este livro de Yara Camillo expressa bem o que sempre afirmamos sobre o conto, gênero curto de ficção: todas as definições são mais ou menos corretas e mais ou menos não. É que o conto diversificou-se muito no formal e conteúdo, e treliça-se outro tanto, indo do regional ao alegórico, ao psicológico, ao fantástico, ao mágico, ao de costumes, de atmosfera, espraia-se e aproxima-se do gênero médio de ficção, a novela, confunde-se com esta ou se fecha no miniconto, de poucas linhas. Não importa muito como ele se apresente: importa como ele exsurge do implícito.”
“O exposto veio ao vivo apenas para explicitar que aqui os liames também não são uniformes. Não por tergiversações ou imprecisões da autora, mas pela gama de “jogos” literários de que ela se vale para compor seus textos, nascidos do seu como dizer, que vem a ser o estilo e algo mais somado a ele, embora meio escondido ou ilocalizável. Esta a visualização primeira do seu expressar literário (…). Vê-se, de pronto, que a autora, em quaisquer destas criações, alcança a medida notável e invejável entre o narrativo e o descritivo. Ou seja: faz um jogo quase mágico de ambos, amostragens de espelhos e contra-espelhos, como se contasse despistando, o que torna a sua prosa curiosa, palpitante e instigante. (…) É que a contista sugere muito. Conta de forma direta, com muita propriedade, mas deixa amplo espaço ao leitor para iladir o que permanece imerso. Descreve pouco e narra com precisão, numa espécie de levitação, e o bom leitor verá que muita coisa coleia ao correr das frases. Isto é próprio da boa Arte Literária.”
“Todos os contos são da melhor qualidade. Por simples eleição pessoal, vão alguns títulos: Noite de Gala, Copidesque, Dona Menina e essa jóia de cortes mágicos, de encantos e desencantos, encontros e desencontros do universo jovem, que é Hiatos. Este conto – só ele – merece estudo à parte.”
Sobre a autora: Yara Camillo é formada em Comunicações, com especialização em Cinema, pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Em sua trajetória, trabalhos para o Teatro, traduções, participação em antologias, eventos e sites literários. Tem vários contos premiados, entre outros Copidesque – Concurso de Contos Brasileiros, SP, 1987 – e Multiplicação dos Pães, em concurso internacional promovido pela Agenda Latino-Americana, 2003.
Título: Volições
Editora: Massao Ohno Editor
Ilustrações: Wilson Neves
Fotos: Marjorie Sonnenschein
160 Páginas
Preço: R$ 25,00 (no lançamento)
R$ 30,00 (após o lançamento)
Lançamento: 17 de março de 2007 – Sábado
Horário: A partir das 18h
Local: Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Paraíso
São Paulo – SP
Fone: (11) 3285-6986

Assessora de Imprensa:
Rosângela Inojosa Galindo
Tels.: (11) 3571-1161 / 9261-5500
rosangela.inojosa@uol.com.br
ymcamillo@uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s